Mais uma vez, Bombril está fechado sem data para reabrir

Redação do Diário

Reaberto em agosto de 2019, o Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggetti, conhecido popularmente como Bombril, está novamente com as portas fechadas. As últimas atividades previstas para ocorrerem no local datam de março de 2020, quando seriam ministradas oficinas de circo, adiadas em função da pandemia deflagrada na mesma época.

Desde então, o local ficou fechado e, mesmo agora, com flexibilização para espaços como este receberem eventos, não há previsão de reabertura do Bombril. Segundo informações da Secretaria Extraordinária de Comunicação do município, em 2021, houve problemas com infiltrações devido a ventos fortes na região e mudanças de temperatura em um curto período de tempo, prejudicando a parte interna, principalmente os banheiros. Além disso, toda a fiação elétrica foi furtada, fato que ocorreu em janeiro deste ano, e, também, há constantes registros de vandalismo por parte de indivíduos que sobem na cobertura do prédio.

Para resolver a situação, a Secretaria de Cultura solicitou a elaboração de projeto elétrico com mais segurança para as instalações, projeto hidráulico e uma revisão do telhado. O projeto foi solicitado à Secretaria de Município de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, e está em fase de elaboração.

– Nós trabalhamos com responsabilidade e transparência para ter os equipamentos culturais em condições de uso. Entretanto, infelizmente, lidamos com o vandalismo. Por isso, atuamos ao lado das outras secretarias, de forma conjunta, para solucionar todas as demandas – diz a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Enquanto o Bombril segue fechado e sem previsão de reabrir as portas para a população, algumas atividades aguardam para ocupar o local. Previstas para iniciar em 18 de março de 2020, as aulas gratuitas de circo para estudantes de escolas públicas não puderam ser realizadas. As oficinas, ligadas a um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foram impedidas de ocorrer em função dos protocolos sanitários impostos pela pandemia, deflagrada dias antes do início das atividades.

– A gente chegou a levar o equipamento para o local, mas veio a pandemia e o projeto foi paralisado. Temos a intenção de retomar. Esperamos pela inviabilidade técnica, já que o Bombril está interditado novamente – afirma o ator e diretor de teatro Laédio Martins, um dos responsáveis pelas aulas.

O ESPAÇO

O local possui uma estrutura em formato de arena adequada para eventos de médio porte, com capacidade para uso de até 530 pessoas. O Bombril conta com quatro banheiros, salas administrativas e de apoio e um mezanino, o espaço comporta eventos de dança, música, teatro, entre outras, sem cobrança de taxa para utilização. Contudo, a prefeitura informou que a destinação de uso se dava para projetos sociais e culturais, sem fins lucrativos.

QUEM JÁ UTILIZOU

A volta dos eventos culturais no Bombril foi marcada pela primeira edição do Santa Música Festival, concurso musical, realizado em novembro de 2019, promovido pela Maestro1. Para Romenito Nunes, diretor da produtora, foi uma experiência interessante e positiva, mesmo que, na época, o local já demonstrasse a necessidade de algumas melhorias:

– A experiência foi muito positiva, mesmo que o local ainda precise de alguns ajustes referentes à acústica e climatização, por exemplo, para que eventos artísticos, independentemente da estação, possam ser realizados com mais conforto para o público e profissionais da produção cultural. Os banheiros sempre em condições muito apropriadas, com manutenção constante e o apoio da guarda municipal nos arredores, trouxeram ainda mais segurança aos participantes. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espetáculo de patinação artística homenageia Santa Maria nos seus 164 anos Anterior

Espetáculo de patinação artística homenageia Santa Maria nos seus 164 anos

Do auge ao esquecimento, Concha Acústica reúne memórias da cultura santa-mariense Próximo

Do auge ao esquecimento, Concha Acústica reúne memórias da cultura santa-mariense

Geral